Seguidores

fevereiro 14, 2017

De onde vem a palavra NAMORO?

Lado a lado, projetados na estrada da vida...

Comemora-se hoje o dia dos namorados, tradição eminentemente comercial e relativamente recente em Portugal.
De qualquer modo, o NAMORO merece ser celebrado. Mas de onde vem a palavra?

Munamo-nos de alguma paciência para uma viagem no tempo em várias etapas.
1. NAMORO resulta da derivação regressiva de NAMORAR, fenómeno que ocorre quando uma palavra é formada não por acréscimo, mas por redução. Outros exemplos: beijar – beijo; apostar – aposta.
2. NAMORAR vem de ENAMORAR, com aférese (fenómeno fonético que consiste na supressão de um fonema ou de uma sílaba no princípio de uma palavra). Outros exemplos: estou – tou; estamos – tamos.
3.ENAMORAR resulta da relação intensa entre um prefixo (en), um sufixo (ar) e o AMOR: en+AMOR+ar.
4. Quanto ao AMOR, não pode negar de onde vem: do latim… AMOR!

Comemoremos, hoje e sempre, o AMOR em todas as suas formas!
Abraço.
ProfAntónio


Dá-me a tua mão


Dá-me a tua mão. 

Deixa que a minha solidão 
prolongue mais a tua 
— para aqui os dois de mãos dadas 
nas noites estreladas, 
a ver os fantasmas a dançar na lua. 

Dá-me a tua mão, companheira, 
até o Abismo da Ternura Derradeira. 


José Gomes Ferreira, in “Poeta Militante I” 

Sem comentários:

Enviar um comentário